Porque é tão importante castrar seu gato?

Para quem tem animais de estimação, principalmente gatos e cães, é comum ouvir falar sobre castração. Assim que o novo amigo chega no lar, as recomendações surgem de todos os lados. Mas você sabe o quão importante é castrar seus gatinhos? 

Primeiro, é importante saber que o procedimento não traz problemas ao seu gato. Pelo contrário: são muitos benefícios ao seu bichinho, além de maior tempo de vida e menor risco de doenças graves como o câncer. Também é necessário entender que o processo de castração é igualmente recomendado para ambos os sexos. 

A castração é muito rápida – procedimento de até 30 minutos – e deve ser feita por um profissional de confiança. Além das clínicas pagas, o Centro de Controle de Zoonoses oferece castração gratuita para cães e gatos em todo o país. Basta registrar o seu pet e agendar a data da cirurgia. 

Também existem os Mutirões de Castração, oferecidos pela Prefeitura. Geralmente, o procedimento é realizado em escolas aos finais de semana, também necessitando de cadastro prévio do animal. 

Porque castrar meu gato? 

A castração geralmente acontece por volta dos 6 meses, porém é importante ter acompanhamento veterinário e entender melhor qual o período correto para o seu pet ser castrado. E como falamos, o procedimento traz muitas vantagens para animal, oferecendo mais qualidade de vida. 

Ao castrar o seu gatinho, você ajuda o controle populacional de animais de estimação, o que evita também o abandono e o crescimento do número de gatos de rua. Muito além disso, você previne a saúde do bichano contra doenças graves como o câncer de mama. 

O período fértil também pode ser muito estressante para os gatos e também para o dono do animal, visto que ocorre uma agitação incomum, miados incessantes e alguns animais tornam-se um pouco violentos, a fim de marcar território. 

É importante que você mantenha seu gato dentro de casa diariamente para evitar brigas com gatos desconhecidos ou doenças. Mas, caso o seu bichano seja apto aos passeios pelo telhado, a castração pode deixá-lo mais tranquilo e caseiro. 

Mas lembre-se: a castração altera alguns traços comportamentais do seu pet, porém não significa que a personalidade dele será outra. Por isso, se o seu amigo tem problemas de comportamento como violência, é importante entender o que pode deixá-lo assim e buscar outras formas de tratamento. 

A castração deixa sim o gato mais calmo, porém isso está relacionado a questões hormonais como a marcação de território, os miados altos e as brigas entre animais da mesma família. 

E os cuidados pós-castração?

Durante os primeiros dias, seu bichano pode ficar mais quietinho e preferir ficar sozinho. Isso é normal! Garanta que ele esteja confortável e não o force a comer, mas fique atento para garantir que ele está se alimentando aos poucos. Nos primeiros 15 dias, é essencial que ele permaneça dentro de casa e evite muitos exercícios. 

Também é importante cuidar do local operado conforme orientação veterinária, sem utilizar medicamentos não autorizados e seguindo a risca os horários para troca de curativos e remédios recomendados. 

É muito importante cuidar da saúde do seu gato e a castração está inclusa no pacote! Converse com o veterinário de sua confiança para que seu animal tenha dias mais tranquilos e qualidade de vida! 

ATENDIMENTO

telefone