Por que os gatos ronronam? Descubra aqui!

O ronronar de um gatinho é capaz de confortar o coração do dono, principalmente quando ele vem acompanhado de olhinhos fechados, que demonstram o quanto o bichano está gostando do nosso carinho e da nossa presença. Mas afinal, você sabe qual o motivo do ronronar acontecer?

A forma que os gatos ronronam já foi discutida por muitos cientistas e achavam que estava ligado ao fluxo de sangue para a veia da cava inferior, uma veia que carrega sangue desoxigenado para o lado direito do coração. Mas as pesquisas mais recentes falam que é mais provável que o barulho venha de um músculo na laringe do gato. Conforme se movem, dilatam e contraem a glote – a parte da laringe que cerca as cordas vocais -, o ar vibra toda vez que o gato respira, resultando no ronrom.

Apesar da certeza sobre o processo que produz o som, a ciência ainda não consegue definir o que causa essa reação. Até o momento, acredita-se que é um oscilador neural que fica nas profundezas do cérebro do felino, que aparentemente só tem esse propósito no corpo do animal. Porém, temos o costume de acreditar que esse oscilador só é acionado quando o gato está feliz, mas não é bem assim. 

Quando os gatos ronronam? 

Especialistas indicam que o ronronar é algo que o gato aprende logo nos primeiros dias de vida, já que eles fazem o som ainda recém-nascidos para avisar à mãe que estão com fome.  É importante saber identificar o ronronar do seu gato, que nem sempre representa prazer ou felicidade. Algumas vezes pode significar insatisfação, estresse, incômodo ou até mesmo alguma dor. 

Ainda que o som seguido do carinho seja o mais comum, o ronronar pode ser apenas um ato de comunicação. Com o tempo, é mais fácil identificar as diferenças entre o ronronar de felicidade e o de estresse que geralmente é mais alto e longo, por exemplo. O que muita gente não sabe é que o ronronar também pode significar cautela. Ou seja, quando o gato chega em um lugar novo ou conhece uma nova pessoa, ele se aproxima com cuidado e isso pode liberar o ronronar. 

Quando é característica da dor, o som merece ainda mais atenção. Estudos indicam que a vibração liberada pelo ronronar estimulam o sistema defensivo do bichano, o que pode aliviar suas dores. Mas, se você perceber mudanças no som ou na frequência, procure um veterinário para investigar as possíveis causas. 

Mesmo que o ronronar possa significar algo além do prazer, você não precisa se preocupar a cada vez que seu gato reproduzir o som: como falamos, na maioria das vezes, isso significa que ele está muito feliz com sua presença e seu carinho. A única recomendação é atentar-se caso note alguma mudança de comportamento no seu bichinho. 

Para manter seu gato com ronronados felizes, caso você precise passar muito tempo fora, pense em deixá-lo no Hotel Trilha dos Gatos. Aqui, fazemos de tudo para que o bichano se sinta em casa e continue com seu ronronar de satisfação. Entre em contato e venha nos visitar para conhecer o nosso espaço.

ATENDIMENTO

telefone