hotel para gato na zona leste, hotel para gato no tatuapé, hotel para gatos na zona leste, hotel para gatos no tatuapé, hotel para felinos na zona leste, hotel para felinos no tatuapé, hotel para gatos, hotel para felinos, hotel para felinos

Gatos e sua relação com a territorialidade

Por Vittória Cataldo

Personagens e situações fictícias

 

Vocês conseguem identificar quando nós estamos marcando território? Calma aí, você não sabia que somos territorialistas? Ah mais que falta de educação a minha, vocês devem estar se perguntando “como assim nós?” e “quem é esse aí que está falando? Nem parece que é um de nós.”

Pois é, não sou mesmo. Meu nome é Julius, e sou um gatinho todo preto. Por favor, sem preconceitos com estereótipos de beleza? Eu não estou interessado em dar azar para ninguém. Sou da paz. Mas continuando com o assunto que eu vim falar hoje: vocês conseguem identificar quando nós estamos marcando território?

Sim. Nós, os felinos, somos territorialistas e marcamos território tanto quanto um cachorro. Isso se dá devido ao fato de que ainda carregamos em nós alguns instintos selvagens, e um deles é justamente marcar território. Quando o ambiente está longe de ameaças, nós acreditamos que somos o rei daquele território.

Mas então a grande pergunta: como nós marcamos território? Uma de nossas formas de demarcações de territórios é pelo jato da nossa urina. Pode ficar atento, se o seu gatinho está urinando em todo o lugar, apresentando uma mudança em sua rotina, pode desconfiar: seu felino de estimação está marcando território.

Mas não é porque nós estamos fazendo muito xixi que já estamos marcando território. É preciso ficar atento e identificar a diferença entre uma atitude territorialista, um problema urinário ou até mesmo uma simples ida ao banheiro. Quando estamos marcando algum território, nós, geralmente ficamos borrifando urina em diversos pontos da casa. E não é um xixi comum, mas pequenos jatos espalhados pelos cantos e objetos. A posição que ficamos ao fazer a demarcação também é peculiar, já que não abaixamos o corpo como quando vamos somente ao banheiro.

É muito importante compreender que certos aspectos do comportamento do pet são naturais e dificilmente serão modificados. O lado selvagem e independente faz parte do nosso charme. Porém se a gente estiver marcando território de forma excessiva, é melhor dar uma atenção mais especial para o assunto.

Geralmente nós marcamos território de forma excessiva quando outro pet é adotado para conviver conosco, ou uma mudança no próprio ambiente. Os gatos que são castrados ainda podem marcar território sim, se é isso que você está se perguntando.

Se esse tipo de comportamento aconteceu de forma repentina, tente identificar o que mudou na rotina do seu pet. Alterações na dieta e até mesmo uma nova caixinha de areia podem desencadear um comportamento territorialista no seu amiguinho e meu xará. É importante também descartar problemas urinários, por isso se desconfiar, leve seu gatinho no veterinário para uma consulta.

Agora vocês entenderam um pouco sobre o assunto? Já que eu não consigo escutar vocês, creio que sim. Prefiro acreditar que sim. Mas se tiverem dúvidas, manda pra minha equipe aqui no Trilha dos Gatos que eles podem te ajudar. Até a próxima!