gato deitado perto da janela aproveitando o sol

Cuidados especiais que seu gato precisa no verão

Texto por Thais Finotto Visani

O clima intenso do verão e da primavera pode ter um impacto importante na saúde do seu gatinho e é importante ficar atento para que ele não sofra de hipertermia, que é a elevação de temperatura corporal que acontece por causa de febre ou por absorver calor demais e não conseguir dissipar.

Como falamos no artigo sobre “Como perceber que seu gato está com calor?”, o calor excessivo pode afetar os sistemas nervoso e cardiovascular e causar consequências sérias que podem levar até à morte do bichinho. Por isso selecionamos as melhores dicas para cuidar da saúde e do bem-estar de quem você ama.

Deixe muita água disponível para seu gato

Seu gato é do tipo que adora beber água na torneira da pia? Isso pode acontecer porque eles amam água corrente, então pode ser saudável investir em alguns bebedouros felinos em forma de fontes de água e espalhar pela casa.

É muito importante incentivar o consumo de líquidos em maior quantidade, até em comidas próprias que contenham alguma espécie de caldo ou adicionar um pouco de água ao sachê. Os reservatórios de água, de preferência, devem estar sempre abastecidos e com água fresca, se quiser pode até colocar pedrinhas de gelo para manter a temperatura da água agradável por mais tempo.

Use ventiladores e ar condicionado com moderação

Gatos se sentem mais confortáveis e buscam ambientes mais frescos no calor, mas precisamos tomar alguns cuidados com a saúde deles uma vez que, assim como os humanos, eles também são vulneráveis a choques térmicos e problemas com vias respiratórias ressecadas por causa dos aparelhos.

É sempre recomendados que o ar condicionado seja usado no modo com umidificador de ar ligado, porque isso evita ressecar o ar especialmente no caso de felinos com problemas respiratórios, como asma por exemplo.

Com relação aos ventiladores é um consenso que gatos e fios que balançam não são sempre uma boa combinação, especialmente se essa fita estiver presa ao ventilador. Então, antes de ligar o equipamento, verifique que ele deve estar longe do alcance e não há nada que possa agitar ainda mais o seu bichinho.

É importante evitar que foco de vento esteja direcionado exatamente para o seu animal, tanto do ventilador quanto ar condicionado.

Cuidados com banho

Nem todo especialista recomenda que gatos tomem banho com água e shampoo como cachorros e humanos. Isso pode ser explicado porque felinos, especialmente de apartamentos ou que não saem de casa, já são extremamente limpos e o banho pode afetar suas defesas naturais e tirar seu cheiro. Caso esteja muito quente, o dono do gato pode encher com água uma banheira ou caixa de areia vazia, colocar algumas pedras de gelo e brincar com o gato, mas esperar que ele entre somente se quiser, sem forçar.

Tosa só quando recomendada

Em situações muito especiais, como regiões muito quentes ou climas que ultrapassam as temperaturas recomendadas, alguns veterinários podem recomendar uma tosa específica na barriga, caso o gato não apresenta problemas comportamentais. Contudo essa não é uma prática amplamente recomendada.

O pelo do gatinho já é térmico e protege a pele tanto do frio quanto calor, então a tosa tira as defesas e deixa a pele muito sensível para ações externas, como absorver ainda mais o calor.

Mesmo em raças com três camadas de pelo e subpelo, como por exemplo Ragdoll ou Maine Coon, o ideal é escovar para retirar o excesso de pelos mortos ao invés de tosar.

Tente variar com um sorvete ou picolé para gato

Gatos estão absolutamente proibidos de tomar sorvetes humanos, mas podemos brincar com a ideia de uma forma saudável e criativa. Você pode congelar sachês ou alguma comida que seu felino goste para servir depois no potinho ou com um palito como se fosse um picolé.

Nossa responsabilidade é cuidar dos nossos gatinhos da melhor forma possível, então é sempre recomendado consultar seu veterinário de confiança. Você também pode contar sempre com o Hotel Trilha dos Gatos, o lugar perfeito para o bem-estar do seu felino no calor ou no frio.

ATENDIMENTO

telefone