Comportamento felino: como os gatos se comunicam

Você sabe identificar as vontades do seu gato apenas pela linguagem corporal dele? Os felinos possuem algumas características que demonstram claramente o que estão sentindo, desde emoções, até dores ou inquietações. Quando você sabe identificar esses sinais, fica mais fácil atender as necessidades do animal e não deixar passar algum problema. 

Os gatos se comunicam não só pelo miado, mas também pelos gestos do corpo, por isso, a posição do seu rabo, da cabeça, dos pelos e até mesmo como o gato se movimenta representa algum sinal que pode ser bom ou ruim e é muito importante saber diferenciar cada um deles. 

Sinais do gato pelo bigode e pela boca

A forma que o gato movimenta o bigode diz muito sobre seu humor. Quando o gato está neutro, seu bigode fica mais para o lado, mas quando ele está interessado seus bigodes vão para a frente, a fim de deixá-lo mais próximo do ocorrido.  Raramente os sinais com a boca são sinais de ataque e os bigodes para a frente são apenas sinais de atenção mesmo. Porém, caso o animal esteja rosnando, com os dentes para fora, significa que ele se sente ameaçado. 

A língua para fora é um sinal de conforto e relaxamento. Quando seu gato estiver lambendo outro felino, fique tranquilo, também é algo positivo e significa que eles gostam da proximidade um do outro. Se as lambidas começam após um conflito, melhor ainda: eles se reconciliaram e podem iniciar uma brincadeira. 

Comunicação felina com a cauda

A cauda do gato, além de ser o órgão que traz o equilíbrio para o animal, é um dos pontos que mais expressam o que o animal está sentindo em relação a suas emoções. Quando ele se sente ameaçado, costuma deixar a calda bem ereta, a fim de parecer maior diante do seu predador. O rabo ereto com a ponta levemente flexionada, significa excitação, logo, o gato está confortável com aquela situação. O rabo para baixo é tranquilidade, então seu animal está relaxado e vai aceitar seu carinho ou sua proximidade sem atacar ou reagir de maneira estranha. 

Porque os gatos se esfregam nas pessoas? 

Quando o gato se esfrega no seu tutor, significa que ele se sente confortável quando está próximo do humano. É uma demonstração de amor, assim como ele se esfrega ou lambe outros felinos dos quais gosta. Mas fique atento: os animais são condicionados com muita facilidade, por isso, você pode associar esse carinho a fome ou vontade de algum petisco. Caso você faça isso, seu gato só reagirá assim quando quiser comer e isso pode acabar prejudicando sua saúde de alguma forma. 

A posição da cabeça, orelhas e olhos dizem muito sobre os gatos

A cabeça do gato geralmente expressa sua necessidade de carinho, quando está esticada para cima, mas também demonstra sua falta de interesse, quando ele deixa a cabeça baixa e não troca olhares. Em compensação, olhos fixados em algo pode significar que ele vai atacar a qualquer momento. Os gatos não gostam de se sentir observados e isso os deixa com a sensação de ameaça, por isso evite contato visual prolongado e deixe o animal se aproximar quando se sentir confortável para tal. 

Já as orelhas deixa bem explícito quando o animal está assustado, afinal elas ficam baixas e seus olhos ficam arregalados. Mas quando o animal está feliz, as orelhas ficam mais agitadas e para cima. Quando ele está atento aos movimentos, suas orelhas ficam se movimentando para todos os lados, a fim de perceber tudo ao seu redor. 

Linguagem corporal do gato

As linguagens mais conhecidas das reações dos gatos são as transmitidas pelo seu corpo. Costas arqueadas é um sinal de confusão, então fique longe até ele se acalmar ou ele pode te atacar. O agachamento também é uma posição de defesa, mas nem sempre significa que ele vai atacar. Porém, não custa ficar atento. 

Os gatos costumam ser muito calmos e pouco violentos, basta saber identificar os sinais do seu corpo para fazê-lo sentir mais tranquilo perto de você e de outros animais. Para acostumá-lo com outros animais, você pode também deixá-lo no Hotel Trilha dos Gatos, que fará a integração dos animais deixando-os mais próximos. Venha conhecer nossos serviços!

ATENDIMENTO

telefone