gato incomodado com calor

Como perceber que seu gato está com calor?

Texto por Thais Finotto Visani

Diferente de nós humanos ou até mesmo dos cachorros, nem sempre é tão fácil identificar se o nosso amigo felino está com calor.
Altas temperaturas podem ser um perigo para nossos gatos, que podem levar a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal, elevação na frequência cardíaca e respiratória e até consequências mais graves, como parada cardiorrespiratória e óbito. Por isso é extremamente importante perceber como cuidar bem do seu bichinho.

Meu gato está com calor?

Um gatinho com calor vai naturalmente procurar locais mais frescos, frequentemente adotando posturas mais “esparramadas” e deitando em lugares sombreados e gelados como pisos frios em casa ou próximos a saídas de ar e janelas. Você provavelmente vai notar que o consumo de água do gato vai aumentar também, como ocorre nos seres humanos, e eles podem se lamber mais para refrescar o corpo e até miar com frequência maior mostrando que estão incomodados.

Quais sinais preocupantes de calor no gato?

É muito comum que os felinos pareçam ainda mais cansados e sonolentos que o normal durante temperaturas quentes, a barriga deles também vai estar mais quente, eles salivam mais e ficam constantemente com a língua para fora, respiração ofegante e coração acelerado. Esses fatores já indicam que o clima já está muito elevado em um nível acima do recomendado para o animal e ele precisa se refrescar o quanto antes.

Toda raça sente calor igual?

É particularmente importante ficar atento a raças com focinhos achatado, como o persa por exemplo, e aos animais obesos e acima do peso, que podem sentir mais intensamente os impactos do clima.

Ambientes também influenciam no calor?

Casas e apartamentos onde o sol se põe no fim do dia têm uma tendência de criar ambientes mais abafados especialmente em certos horários do dia, por isso é sempre bom aumentar a circulação do ar com o máximo possível de janelas e portas abertas durante o dia para que seu gato possa se refrescar e não passar mal.

Consulte sempre seu veterinário de confiança para cuidar da saúde do seu bichinho e conte com o Hotel Trilha dos Gatos para proporcionar o ambiente perfeito para o bem-estar do seu amigo em qualquer época do ano.

ATENDIMENTO

telefone