Como adaptar o gato às mudanças?

Gatos são animais muito rotineiros e por isso, não são os maiores fãs de mudanças. Para alguns, quando um móvel está em um lugar diferente já pode ser motivo de estranhamento. Você consegue imaginar o estresse que uma grande mudança pode causar no bichano? Se esses acontecimentos não forem bem calculados, o gato pode ter alguns problemas em se adaptar. 

Na maioria das vezes uma mudança repentina afeta os donos também, exigindo maior atenção para os detalhes. Porém, diferente dos cachorros, que costumam se adaptar com mais facilidade, os gatos precisam de um planejamento para essas situações, seja algo pequeno ou em casos mais extremos a mudança de casa, por exemplo.

Com algumas atitudes simples, é possível minimizar o sofrimento do bichano durante esse processo e evitar problemas futuros como as tentativas de fuga, estresse, ansiedade e até mesmo outros problemas de saúde que podem ser desencadeados pela situação. 

O que fazer antes da mudança?

Antes de preparar o animal para mudar de casa, é preciso se certificar de que o ambiente está preparado para recebê-lo. Isto é, a nova residência deve estar telada e é necessário ter muita atenção para encontrar todas as possíveis rotas de fuga. É muito importante ficar atento à segurança do animal durante a mudança, afinal gatos são animais curiosos e podem causar acidentes enquanto desmontamos e empacotamos nossas coisas. Se possível, pense em deixá-lo em um hotel para gatos ou em algum lugar seguro na residência, longe de coisas frágeis, perfurantes ou que podem ser engolidas pelo animal.

E durante a mudança? 

Muitas pessoas costumam trocar alguns móveis e pertences quando mudam de casa, mas não faça isso com os objetos do gato ou que ele gosta muito. Mantenha a mesma caminha, potes de água e comida, brinquedos e arranhadores. Tente manter os cômodos parecidos com o já conhecido pelo gato, assim ele consegue se adaptar e reconhecer os seus pontos preferidos. Além disso, deixe muitos brinquedos espalhados pelo novo local para que ele possa se distrair. 

O que fazer depois?

Quando chegar na casa nova, começa de fato o processo de adaptação. Nos primeiros dias, evite deixá-lo muito tempo sozinho e também pense na opção de manter o animal em apenas um cômodo da casa nova, abrindo aos poucos para que ele explore o ambiente. Se você tem mais de um gato e percebe que estão brigando com mais frequência, tente deixá-los separados para que possam conhecer o novo ambiente aos poucos. Assim, eles vão se sentir mais confortáveis com o novo local e isso evita outras brigas. Você também pode utilizar um feromônio no ambiente que deixará os gatinhos mais confiantes.

Acima de tudo, os bichanos vão precisar de muito amor e carinho durante o processo. É um momento difícil em que ele vai precisar do apoio das pessoas em quem confia. Se não tem onde deixar o animal durante todo esse processo, o Hotel Trilha dos Gatos está pronto para recebê-lo. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas opções. 

ATENDIMENTO

telefone