Peguei um gatinho e agora?

Antes de trazer um bichano para casa você precisará tomar algumas providências, entre elas telar as janelas, caso more em um apartamento e caso more em casa é importante também que o gato não tenha acesso a rua.20160611_150014 Gatos semi-domiciliados (que passeiam pela vizinhança e voltam para casa para dormir e/ou comer) tem muito mais chances de adquirirem doenças, comerem alimentos estragados ou envenenados, serem atropelados ou mesmo recolhidos por outra família.

Após escolher o gatinho você deverá providenciar locais adequados para que ele se alimente, faça suas necessidades e durma confortavelmente. Diferente de cachorros, gatos podem ser bastante exigentes com relação a esses itens básicos, veja abaixo:

– Potes de comida: os potes de comida para gatos dever ser baixos e largos, para que as vibrissas (bigodes) não encostem nas bordas da tigela, é claro que há exceções, e gaos que comem em vasilhas estreitas e fundas, assim como não são todos os brasileiros que gostam de arroz e feijão!

– Potes de água: gatos são animais que não costumam beber muita água, para estimular que seu gato beba e evite doenças renais, o ideal é que você coloque fontes de água, dsc05648hoje em dia já existem diversos tipos de fontes específicas para gatos, mas você pode montar a sua própria fonte ou mesmo usar de fontes decorativas.

– Bandeja sanitária: a bandeja sanitária deve ser compatível com o tamanho do gato, caso você pegue um filhote você precisará trocar a vasilha quando ele ficar adulto, o ideal é que a bandeja seja grande o suficiente para que o gato fique com as 4 patas dentro e ainda tenha espaço para fazer suas necessidades.

– Areia sanitária: existem diversos tipos diferentes de areia higiênica disponíveis no mercado, desde as mais img_0116simples as mais sofisticadas, idealmente a areia deveria ser escolhida pelo gato, mas normalmente a areia é escolhida seguindo dois critérios, preço e se deixam cheiro.

– Arranhadores: arranhar superfícies é um comportamento natural de gatos, e eles o fazem para sinalizar a outros possíveis gatos que ele está ali, arranhando eles deixam uma marca visual e olfativa, liberando feromônios que são detectados por outros gatos. Para evitar que seu gato estrague seu sofá é importante providenciar um arranhador e colocá-lo próximo de passagens ou portas, se puder tenha vários espalhados pela casa.dsc05418

– Caminhas: gatos não costumam dormir em caminhas, preferem locais altos e quentinhos, como por exemplo, em cima da geladeira, ou ao seu lado na cama, mas você pode acostumar seu gato a dormir em um cobertor ou caminha. Há diversos modelos disponíveis no mercado.

– Brinquedos: gatos de todas as idades brincam de caçar, portanto, é importante providenciar brinquedos para seu bichano. Podem ser bolinhas de papel, elásticos de cabelo ou mesmo os diversos tipos de brinquedos disponíveis em Pet Shops.

dsc05105– Veterinário: um pouco óbvio, mas de fundamental importância para manter a saúde do seu gatinho em dia.

Tendo todos os itens acima ainda falta o mais importante: cuidar de seu gatinho com muito amor!

Deixe uma resposta