Gatos, Brincadeiras e a sua Importância

Você pode achar que não, mas seu gato adora brincar, sabe porquê?

Para entender porque os gatos gostam de brincar é preciso pensar em quais são os comportamentos normais de um gato. Um gato em vida livre passa boa arte de seu tempo dormindo, certo? Não, os gatos gastam em média 12 horas caçando; gatos são carnívoros e se alimentam basicamente de pequenos roedores e pequenas aves. Mas por que eles ficam caçando por tanto tempo? Isso é porque de cada 10 tentativas de agarrar uma presa, 9 são frustradas, ou seja, ele passa boa parte do tempo tentando caçar! E por isso faz várias “refeições” ao longo do dia.

dsc05898

Os gatos que estão em nossas casas hoje são animais domésticos, mas não domesticados, mas qual a diferença? Animais domesticados são aqueles que já se adaptaram a rotina humana e em grande parte não conseguem se virar sozinhos se soltos na natureza. O Gato moderno ainda está em processo de domesticação, mas por viver conosco em nossas casas dizemos que são domésticos.

Por ainda não serem domesticados eles apresentam praticamente as mesmas características de seus parentes selvagens e uma delas é a caça. Claro que com a disponibilidade de ração os gatos não teriam a necessidade nutricional de caçar, mas nós que temos gatos sabemos que eles adoram caçar mosquitinhos, baratas, lagartixas e se tem a possibilidade, ratos e passarinhos. Muitas vezes essas presas são deixadas em locais seguros, armazenadas para momentos de escassez.  dsc05903

É esse instinto de caçador que faz com que seu gato queira brincar, as brincadeiras com gatos são todas voltadas para satisfazer essa necessidade básica. Mas como você já deve ter visto em algum documentário sobre grandes felinos na TV, a caça envolve diversos fatores, como: estratégia, habilidade de captura, habilidade em matar a presa e somente depois se alimentar, no caso dos felinos grandes ou pequenos, há ainda o ato de limpar-se, eliminado qualquer vestígio de sangue ou sujeira que possa atrair outros predadores, e depois a soneca, que revigorará para a próxima caçada.

dsc05921Parece simples né? Mas isso implica habilidades que se aprendem desde o nascimento, com a mãe mostrando ao filhote como se deve fazer, as lutinhas entre irmãos e a observação dos mais velhos. Isso exige cognição e aprendizado. Assim como humanos que não tiveram oportunidades de aprender a ler e escrever, gatos que não foram estimulados desde o nascimento, podem apresentar dificuldades em algum dos passos necessários para uma boa caçada. Isso implica em gatos, desinteressados, letárgicos, dorminhocos, obesos ou com perda de apetite, ansiosos e medrosos.

Mas como você deve brincar com seu gato? Qual horário? Quantas vezes por dia? Na próxima página você terá um passo-a-passo de como brincar com seu gatinho.

 

Como brincar com seu GATO

  1. Para brincar com seu gato você precisará de 15 a 20 minutos por dia, caso queira fazer mais uma sessão não há problema algum, mas é importante que seja ao menos uma sessão por dia.
  2. Escolha o melhor horário, os gatos costumam estar bastante ativos das 4:30 as 11h da manhã e das 16h às 20h, o ideal é usar esses horários, mas caso seu gato seja ativo em outro horário fique à vontade, ninguém conhece melhor seu gato do que você!
  3. Não é necessário brincar sempre no mesmo horário, como vimos, gatos caçam o dia inteiro.
  4. Se você dá sachê para seu gato, brinque com ele antes de colocar o sachê, afinal nossa brincadeira será de caça e o sachê será a recompensa.
  5. Estimule seu gato com o brinquedo, que pode ser uma varinha com penas, com fita de cetim ou com um bichinho nas pontas, tenha paciência, pode ser que ele estranhe no começo, tente por 5 minutos, se ele não se interessar, guarde o brinquedo e tente novamente no dia seguinte.
  6. Ao estimular seu gato é importante que você não coloque a fita ou a pena sobre o gato, isso pode assusta-lo, afinal nenhuma presa cai sobre ele na natureza! Aproxime as peninhas dele e faça movimentos, lembre-se ele está caçando e “presas” vivas e que se mexem são o alvo.
  7. No começo, deixe que ele agarre o brinquedo, quando perceber que ele já tem interesse comece a dificultar a brincadeira, agitando a fita mais rapidamente ou levantando a peninha.
  8. Deixe que ele pegue de vez em quando, mas não facilite.
  9. Quando o tempo estiver acabando dê ao seu gato uma bolinha, bicho de pelúcia, ou algum outro objeto que ele possa agarrar e rasgar (aquele movimento de chutar que eles fazem com as patinhas traseiras)
  10. Já esteja com o petisco, o sachê ou mesmo a comida, preparados e assim que tirar o brinquedo dê a recompensa.
  11. Guarde o brinquedo e só o pegue novamente na próxima sessão

dsc05908

Dicas:

– Não ponha a sua mão entre o brinquedo e seu gato durante a brincadeira, neste momento ele esta preocupado com a caça que esta escapando e poderá te arranhar.

– Gatos, assim como crianças, perdem rapidamente o interesse pelos brinquedos, por tanto, quando der alguma coisa para seu gato brincar, deixe que ele se divirta por uma semana, depois guarde aquele brinquedo e substitua por outro, faça esse rodízio constantemente para que seu gato redescubra os brinquedos.

– Gatos em geral adoram pequenas bolinhas de papel, que eles podem pegar, jogar para cima, e correr atrás, mas você também pode fornecer ratinhos, bolinhas de pelúcia, etc, hoje já há diversos itens disponíveis nos Pet Shops, inclusive jogos de tabuleiro para o desenvolvimento cognitivo.

– Você pode usar Catnip no brinquedo para ajudar no interesse do gato, caso ele goste.dsc05897

– Se você tem mais de um gato, a brincadeira pode ser feita com todos ao mesmo tempo, mas não deixe que somente um monopolize o brinquedo.

– Gatos de todas as idades podem e devem brincar, caso seu gato seja idoso (10 anos ou mais) evite que ele dê saltos muito altos para alcançar a presa, pois suas articulações podem estar fragilizadas e causar dor.

– Aproveite que seu gato estará mais relaxado após comer e faça carinhos suaves nele, isso estreitará a sua relação com ele.

Esperamos que vocês aproveitem bem o tempo juntos e se puderem contem pra gente em nossas redes sociais, por e-mail ou por telefone como está sendo essa experiência.

dsc05918

Deixe uma resposta