Escolhendo seu Gatinho

Você decidiu ter um gato, mas qual? Adotar ou Comprar? Filhote ou Adulto?

Antes de tudo é importante saber que o gato por mais independente que seja também exige cuidados e atenção.  Ao escolher seu gato verifique se é compatível com seu estilo de vida e sua rotina.

Filhotes ou Adultos

Muitos pensam que é sempre melhor pegar um filhote que irá se adaptar a nossa rotina e claro, é muito fofo vê-lo crescer. Um filhote é uma boa opção se você tem crianças em casa, que terão energia para brincar com gatinho; se você não tem crianças, mas passa bastante tempo em casa ter um filhote também é uma boa opção já que um filhote de gato, assim como uma criança está descobrindo o mundo, você poderá supervisioná-lo para que evite os locais perigosos, como atrás de geladeiras, locais com fios de computador, televisão e outros aparelhos eletrônicos, lavanderias (lembre-se gatos também podem se intoxicar com produtos de limpeza), etc. Estando em casa, você poderá impor limites ao filhote, como não subir na mesa de refeições, na pia ou fogão, e ele aprenderá que aqueles locais são proibidos.

Agora se você passa a maior parte do tempo fora de casa ou se há idosos que residem em sua casa o ideal é que o gato já seja adulto, pois será mais calmo exigindo menos da vovó (o) e já saberá quais locais evitar.

Se você recebe bastante pessoas em sua casa é importante que o gato seja sociável, ou que você dedique um tempo para acostuma-lo com as visitas, pois senão será muito estressante toda vez que chegar alguém em sua casa, tanto para você quanto para seu gato, que pode ter uma brusca mudança de comportamento como defesa aos “estranhos”.

maine-coonComprar ou Adotar?

Se você for comprar um gato de raça verifique se o criador é confiável e trata seus animais com respeito, dando o devido tempo para as fêmeas de se recuperarem e cuidarem de suas ninhadas antes de colocá-las novamente para cruzarem. Pesquise bastante e, se possível, visite o local. Hoje, de acordo com a lei os criadores são obrigados a entregarem o animal castrado.sem-pelo

No site da revista Pulo do Gato https://www.revistapulodogato.com.br/pagina-inicial, por exemplo, você encontra uma lista de criadores idôneos.

Procure saber tudo sobre a raça que você tem interesse, e se ela é a mais adequada para você. Gatos de pelo longo, como persas, angorás e maine coons, por exemplo, necessitam de escovação diária para manter os pelos sem nós, você terá tempo e disposição para realizar esta tarefa todos os dias? Os gatos da raça bengal são bastante ativos e precisam de bastante atividade para gastarem energia; já os siameses, por exemplo, são bastante falantes.

Se você preferir adotar, existem várias ONGs que possuem muitas opções de gatinhos, desde filhotes, adultos, machos ou fêmeas e de todo tipo de pelagem. Verifique se o gatinho está vermífugado, se já tomou alguma vacina, e se não apresenta nenhuma enfermidade.

As ONGs geralmente doam somente depois de castrados, evitando assim problemas de super população, caso o animal retorne as ruas.

bengalSe você pegou seu gatinho na rua ou de um amigo ou parente é importante pensar em castrá-lo. Apesar dos protocolos internacionais recomendarem a castração já após a 8ª semana de vida, a maioria dos veterinários no Brasil somente castram gatos acima de 6 meses.

1 ou 2 gatos?

Se você é apaixonado por gatos, mesmo antes de ter um em casa e já sabe que agora que tem condições não terá somente um, o ideal é que você adote e/ou compre os dois no mesmo momento. Isso porque a adaptação ao novo companheiro já terá ocorrido naturalmente e você evitará que eles se estressem numa possível introdução futura.

No caso de você comprar, pode comprar dois gatinhos da mesma ninhada ou de ninhadas diferentes, mas que sejam compatíveis, um pacato persa dificilmente se dará bem com o agitado bengal.

No caso de adoção, procure adotar dois gatinhos que já convivam juntos e já tem vínculos de amizade, sejam da mesma ninhada ou que tenham criado laços durante sua estadia na ONG.

Independente do gatinho que você escolher ele certamente trará muita alegria para sua casa e sua família!

racas-1

Deixe uma resposta